Com as restrições ao uso de formol há bastante tempo, surge a necessidade de encontrar alternativas que ofereçam não apenas segurança, mas também eficiência na preservação e qualidade dos produtos para cuidados do lar. É nesse contexto que as isotiazolinonas se destacam como substitutas confiáveis do formol.

O Desafio da Substituição do Formol

A utilização prolongada do formol em saneantes domésticos foi uma prática comum, mas as regulamentações rigorosas, como a Resolução da Diretoria Colegiada –  RDC 35/2008, tornaram esse componente proibido devido aos riscos à saúde. No entanto, compreendemos que alguns clientes ainda têm dúvidas sobre o tema e, por vezes, inadvertidamente, utilizam o insumo em suas formulações.

A Solução: Isotiazolinonas nas Formulações de Saneantes

As isotiazolinonas surgem como uma solução eficaz e segura para substituir o formol em produtos de cuidados para o lar. Sua capacidade de atuar como agente conservante, inibindo o crescimento de microorganismos indesejados, a coloca como uma escolha inteligente para manter a qualidade e a durabilidade dos saneantes.

Acticide® SPX da Thor: Uma Alternativa Inovadora

Entre as opções disponíveis, destacamos o Acticide® SPX, da Thor, como uma alternativa inovadora e altamente eficaz. Este produto, que contém isotiazolinonas – metil-isotiazolinona (MIT) e cloro-metil-isotiazolinona (CIT) – em sua composição, é formulado para proporcionar uma ação conservante semelhante ao formol, garantindo a integridade dos produtos de cuidados para o lar.

Vantagens das Isotiazolinonas em Saneantes Domésticos

1. Segurança: As isotiazolinonas são reconhecidas por sua segurança de uso, atendendo às normativas vigentes.

2. Eficiência Conservante: Atuam eficazmente na inibição do crescimento de microrganismos, preservando a qualidade dos produtos.

3. Conformidade com Regulamentações: Ao escolher alternativas como Acticide® SPX, você está em conformidade com as regulamentações, evitando riscos à saúde e multas associadas ao uso indevido de formol.

4. Estabilidade de Formulação: Mantém a estabilidade das formulações, garantindo a consistência e eficácia dos produtos ao longo do tempo.

5. Recomendação Técnica: Recomendamos Acticide® SPX como uma solução específica e confiável, alinhada às necessidades do setor de produtos para o lar.

Em suma, as isotiazolinonas, em particular o Acticide® SPX da Thor, emergem como uma alternativa segura e eficiente na substituição do formol em produtos para o lar. Além de cumprir com as regulamentações, essa solução preserva a integridade dos produtos, garantindo a segurança e satisfação dos consumidores. Faça essa transição consciente, promovendo produtos de cuidados para o lar que priorizam a qualidade e o bem-estar. A Alpha Química, comprometida com a excelência, oferece suporte técnico e produtos de alta qualidade para auxiliar nesse processo de transição, fale conosco para mais informações.