Os produtos da linha AlphaOIL são hidrocarbonetos sintetizados pela tecnologia GTL (Gas-to-Liquid) a partir do Gás Natural como matéria-prima. Tais produtos NÃO SÃO considerados petrolatos, uma vez que não são originados do processamento do Petróleo Bruto (definição do termo “Petrolatum”, segundo os principais dicionários do mundo).

Apesar de o Gás Natural ser de origem fóssil (decomposição de material animal e vegetal submetido a calor e pressão por milhões de anos), assim como o Petróleo Bruto, tais substâncias não são as mesmas.

O Petróleo Bruto é uma matriz complexa de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos, do Gás Liquifeito de Petróleo – GLP (Propano e Butano) ao piche, e estruturas (parafínicas, naftênicas e aromáticas), além de conter diversos tipos de impurezas. Ele precisa ser processado e tratado para se alcançar produtos refinados (que ainda assim podem contar substâncias de potencial perigoso a saúde). Dentre tais produtos encontram-se os petrolatos líquido e sólido, óleos minerais, óleos minerais brancos (passam por ainda mais tratamentos pós refino) etc.

Por outro lado, o Gás Natural (basicamente Metano) é uma substância mais limpa. Pode ser encontrado em formações rochosas, algumas vezes sozinho e outras junto com petróleo bruto. Contudo, ainda assim, Gás Natural não é Petróleo.

Através da tecnologia GTL, é possível sintetizar produtos de altíssimo grau de pureza e com estruturas mais consistentes e uniformes. Dessa forma, as propriedades dos produtos GTL são mais previsíveis que de produtos derivados do Petróleo Bruto.

As características de maior destaque dos produtos com tecnologia GTL estão ligadas ao perfil parafínico, sempre com composição parafínica (cadeias carbônicas lineares a levemente ramificadas, mas não cíclicas) acima de 98%. Essa característica leva os produtos da linha AlphaOIL a possuírem menor viscosidade, devido ao melhor deslizamento entre as suas moléculas, contribuindo assim para uma melhor espalhabilidade. Além disso, faz com que eles sejam altamente biodegradáveis.

Portanto, mesmo com tantas similaridades, os produtos com tecnologia GTL da linha AlphaOIL não são Petrolatos.

Escrito por Eng. Quím. Vinícius Hoffmann, Analista de Produto.