Os microrganismos estão por toda a parte e podemos encontrá-los em lugares variados. Eles colonizam nossa pele, mucosas, estão nos objetos que tocamos, animais etc. Esses microrganismos precisam de condições específicas para crescerem e se multiplicarem, e se isso acontece em um produto cosmético, seu uso pode ser descontinuado ou causar sérios danos ao consumidor.

Dentre os microrganismos que podem crescer e contaminar os cosméticos estão as bactérias, fungos, bolores e leveduras. Para proteger as formulações desse crescimento desordenado e consequentemente a perda do produto, são adicionadas nas formulações substâncias que vão preservar esse sistema: conservantes. Além de preservar o sistema de qualquer crescimento de microrganismo durante seu prazo de validade, o conservante também tem o papel de proteger contra que podem ser causadas pelo uso do produto. Os conservantes tradicionais (como Isotiazolinonas, Parabenos, Doadores de Formol) são substâncias bem antigas no mercado e já foram amplamente utilizadas. Entretanto algumas delas tem sido alvo de polêmicas.

No início dos anos 2000 surgiram os primeiros estudos comprometendo o uso dos Parabenos, associando-os com câncer e outros problemas de saúde. Doadores de Formol têm uma rejeição natural, pois é associado a substâncias ruins para a pele e para a saúde em geral, como o formaldeído. Já as Isotiazolinonas podem ser bastante reativas e causar reações alérgicas em algumas pessoas.  Elas são bastante difundidas no mercado cosmético, já que é uma substância com ótimo custo-benefício. Porém, na Europa, ela já está proibida para uso em cosméticos e recentemente a ANVISA, proibiu o uso da mistura de Isotiazolinonas em produtos sem enxágue, fazendo com que as empresas procurassem alternativas a essa substância.

Como alternativa aos conservantes tradicionais estão os ingredientes derivados de ácidos orgânicos e misturas com fenoxietanol. Estes conservantes mais modernos são mundialmente aceitos e podem ser utilizados quando o produto deve ser livre de parabenos e doadores de formol além de uma alternativa para produtos que não podem utilizar a mistura de isotiazolinonas como sistema conservante.

Escrito por Camila Mendes, Farmacêutica pós-graduada em Cosmetologia. Integrante da equipe de Cuidados Pessoais.