O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais de tintas, produziu 1.715 milhões de litros no ano de 2021. As tintas imobiliárias, que representam 83,5% da produção do segmento, possuem seu maior volume a base de água e precisam de um cuidado maior para garantir a durabilidade, além do uso de biocidas para evitar a biodeterioração.

Os biocidas são desenvolvidos para impedir a formação de micro-organismos em tintas. No estado líquido, a adição de bactericida é necessária para evitar a contaminação de bactérias que se desenvolvem na tinta ainda líquida. Já no estado seco (formado pela tinta aplicada) o biocida inibe o desenvolvimento de fungos e algas que podem prejudicar a proteção e o embelezamento desejados ao aplicar a tinta na superfície.

Os fatores básicos para contaminações em tintas são pH, nutrientes, temperatura e água. Desta forma, as tintas à base de água apresentam uma boa fonte para a proliferação de micro-organismos.

Somos distribuidores da ACTICIDE®, linha de biocidas da THOR, ideal para evitar a proliferação de micro-organismos pois tem ação Bactericida, Fungicida e Algicida. Também, disponibilizamos consultoria técnica e Challenge Test, um teste microbiológico que avalia a performance do biocida ideal para cada formulação. Consulte nossa equipe de Químicos em Geral para mais informações.