O Nonil Fenol Etoxilado (NPE), um dos surfactantes mais amplamente utilizados, representa uma ameaça silenciosa para o agronegócio. Amplamente utilizados em formulações de produtos para aplicações foliares, os NPEs também são uma presença comum em produtos domésticos e industriais.

Essa onipresença do Nonil Fenol Etoxilado (NPE), pode ter consequências preocupantes para as plantas. A degradação incompleta dos NPEs no meio ambiente leva à formação de subprodutos, como o fenol, que tem sido associado a efeitos tóxicos a longo prazo em diversos organismos vivos.

Impacto direto nas plantas

O NPE afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento das plantas, causando inibição geral do crescimento, redução da biomassa e do comprimento das raízes, além de prejudicar a capacidade de germinação. Além disso, pode interferir na fotossíntese, causar danos às membranas celulares e afetar a absorção de água e nutrientes pelas raízes.

Os Impactos nos ecossistemas aquáticos e terrestres

As plantas, essenciais para o agronegócio, são expostas ao NP de várias fontes, incluindo resíduos de águas residuais, escoamento de pesticidas e fertilizantes em campos agrícolas, além de atividades industriais. A presença do NPE em águas superficiais e subterrâneas, pode afetar negativamente a microbiota do solo, incluindo bactérias e fungos benéficos que desempenham papeis importantes na ciclagem de nutrientes e na saúde do solo. Isso pode levar a alterações na fertilidade do solo e na disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Solução: Linha AlphaLETT

Diante desses desafios, é crucial adotar soluções sustentáveis e eficazes para proteger as plantações. A Linha AlphaLETT surge como uma solução inovadora e eficaz para mitigar os danos causados pelo uso de NPE em plantas. A Linha AlphaLETT oferece uma alternativa segura e eficiente para promover o crescimento saudável das plantas, sem os riscos associados aos NPEs.

Tanto a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) quanto a Agência Americana de Proteção Ambiental (US-EPA), que proíbem o uso dos NPEs e por consequência produtos importados que tenham fenol, reconhecem os Álcoois Graxos Etoxilados, que compõem a Linha AlphaLETT, como alternativas seguras para a substituição dos Nonilfenóis Etoxilados:

NOMENOME COMUMNÚMERO DE REGISTRO CASFUNÇÃO DE USO
AlphaLETT 10Álcoois, C9-11, etoxilado68439-46-3Surfactante
AlphaLETT 232Álcoois, C12-13, etoxilado66455-14-9Surfactante
AlphaLETT 15Álcoois, C12-15, etoxilado68131-39-5Surfactante

Verifique os produtos recomendados no link: https://www.epa.gov/saferchoice/safer-ingredients#pop68439463

AlphaLETT 10: Esta solução é formulada para atender às demandas específicas de proteção das plantações, oferecendo uma alternativa confiável e sustentável aos produtos contendo NPEs. Com sua composição cuidadosamente selecionada de Álcoois Graxos Etoxilados, o AlphaLETT 10 promove o crescimento saudável das plantas, sem comprometer o meio ambiente nem a eficácia.

AlphaLETT 232: Desenvolvido com a mesma preocupação ambiental e eficácia, o AlphaLETT 232 é uma solução versátil que atua de forma eficaz na proteção das culturas. Sua fórmula balanceada de Álcoois Graxos Etoxilados garante a segurança das plantas e do ecossistema circundante, enquanto estimula o desenvolvimento saudável das culturas.

AlphaLETT 15: Com um foco especial na eficácia e na sustentabilidade, o AlphaLETT 15 é uma solução ideal para os desafios enfrentados pelos agricultores. Sua formulação exclusiva de Álcoois Graxos Etoxilados oferece uma alternativa segura e confiável aos NPEs, garantindo uma proteção eficaz das plantações sem comprometer a saúde do solo ou a qualidade dos produtos agrícolas.

Essas três soluções da Linha AlphaLETT representam o compromisso da Alpha Química em fornecer alternativas seguras, sustentáveis e eficazes para os desafios enfrentados pelos agricultores. Entre em contato conosco para saber mais sobre como esses produtos podem ajudar a proteger suas plantações e promover um crescimento saudável e sustentável das culturas.

Em suma, o uso de Nonil Fenol Etoxilado em plantas representa uma ameaça significativa para o agronegócio. É imperativo que os fabricantes de produtos para o agronegócio adotem soluções sustentáveis e seguras, como a Linha AlphaLETT, para evitar possíveis perdas na produtividade e restrições na venda para países onde o NPEO não é aceito. A adoção de práticas agrícolas responsáveis e a utilização de produtos inovadores são fundamentais para promover um futuro sustentável para o agronegócio.