Os óleos essenciais são compostos naturais, voláteis, extraídos de flores, frutas, folhas e raízes das plantas aromáticas e que apresentam como principal característica o aroma marcante. Eles podem beneficiar a saúde e o bem-estar físico através da aromaterapia, onde a inalação aromas pode estimular áreas do sistema límbico (parte do cérebro responsável pelo papel nas emoções, comportamentos, olfato e memória a longo prazo).
Quando utilizados em formulações cosméticas, os óleos essenciais podem aumentar os benefícios dos produtos onde são incorporados, pois, além do perfume característico, eles podem proporcionar sensações positivas como diminuição do estresse e da ansiedade, alívio de enxaquecas, melhora do sono, impulso na energia e estimulação, conforme detalhado abaixo.

 

ALECRIM (ROSMARINUS OFFICINALIS LEAF OIL)
Antisséptico, analgésico, antidepressivo e estimulante. Atua no sistema circulatório e vascular. Estimula a memória e a circulação sanguínea, combate a fadiga mental e física. Indicado no tratamento da sonolência, letargia e preguiça.

BERGAMOTA (CITRUS BERGAMIA PEEL OIL EXPRESSED)
Promove otimismo, poder pessoal e autoconfiança, eliminando medos em geral e dissipando a raiva, ressentimento e ciúmes. É um equilibrador emocional, pois reduz a ansiedade e a depressão. Possui propriedades antibacterianas, anti-infecciosas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e analgésicas. Pode agir como regulador do apetite e auxiliar nos tratamentos de compulsão alimentar.

CAPIM-LIMÃO/LEMONGRASS (CYMBOPOGON CITRATUS LEAF OIL)
Melhora a intuição, a concentração e limpa os pensamentos. Ajuda na depressão e insônia, sendo saudável até para crianças hiperativas ou com problemas durante o sono. Estimula a concentração e acalma a mente. Possui efeito relaxante. Antibacteriano e antifúngico, fortalece a imunidade, ajudando na prevenção de doenças. Com ação descongestionante, pode prevenir problemas respiratórios e promove a melhora na respiração. Contribui para o controle do colesterol, da glicemia e da gordura corporal, evitando o aumento da pressão arterial.

EUCALIPTO CITRIODORA (EUCALYPTUS CITRIODORA OIL)
Seu aroma proporciona sensação de paz no corpo e no espírito. Auxilia na restauração do amor-próprio e autoconfiança. Anti-inflamatório e antálgico, alivia dores musculares e articulares, reumatismos, artrite, bursite, tensões musculares e tendinites. Também utilizado como repelente de insetos.

FOLHA DE CRAVO (EUGENIA CARYOPHYLLUS LEAF OIL)
Forte tonificante, estimulante e afrodisíaco, é benéfico para recuperar do esgotamento físico e mental. Estimula, amplia e harmoniza o equilíbrio do campo vital, traz calor e conforto. Estimula o raciocínio lógico, a simpatia e o bom humor. O óleo essencial de folhas de cravo também fortalece as unhas, atua como expectorante e analgésico e auxilia no combate de verrugas e micoses, sendo um excelente antisséptico.

LARANJA DOCE (CITRUS AURANTIUM DULCIS PEEL OIL)
Reduz a ansiedade e o estresse, pois proporciona animo, motivação e alegria. Amenizam problemas de circulação auxilia no combate a celulite.

LAVANDA (LAVENDULA ANGUSTIFOLIA OIL)
Relaxante e sedativo, acalma a angústia e a insônia, controla e emotividade. Promove relaxamento profundo trazendo uma sensação de paz e liberdade. Atua como regenerador da pele e cicatrizante e contra alergias, hiperatividade e taquicardia.

LAVANDIN (LAVANDULA HYBRIDA GROSSO HERB OIL)
Calmante emocional que combate o nervosismo e ameniza a irritação e a impaciência. Ameniza sintomas de sinusite e rinite, pois atua como descongestionante respiratório e expectorante. Alivia a rigidez muscular.

MELALEUCA (MELALEUCA ALTERNIFOLIA LEAF OIL)
Renova, refresca e protege a energia do ambiente. Traz a sensação de clareza, limpeza e purificação. É cicatrizante e fortalece a imunidade.

MENTA PIPERITA/HORTELA PIMENTA (MENTHA PIPERITA OIL)
Utilizado para eliminar congestões físicas e emocionais, para o alívio das dores de cabeça, musculares e nas articulações. É energizante e auxilia na concentração.

YLANG YLANG 3 (CANANGA ODORATA FLOWER OIL)
Sedativo, antidepressivo, afrodisíaco, melhora a autoestima, alivia sintomas da TPM e da menopausa e regenera pele.

 

Escrito por Patrícia Bohn Robaina, integrante da equipe de Cuidados Pessoais.