Lavar roupas está presente na rotina de boa parte da população mundial. E mesmo que nem sempre tenha sido uma prática comum, o uso de amaciante para tecidos passou a ser mais difundido na Inglaterra, nos anos 50, para que as roupas não ficassem ásperas e duras após a sua limpeza.

Na atualidade, quando utilizados no processo de lavagem, os amaciantes têxteis promovem maciez e suavidade aos tecidos, além de adicionar aromas agradáveis às roupas, proporcionando uma sensação de conforto que vai além do tato… “toca” o sentimento.

A utilização do amaciante oferece vantagens que vão além de “amaciar e perfumar”. As fibras do tecido se desorganizam durante a lavagem e o amaciante tem o papel de realinhá-las, contribuindo para um menor desgaste das tramas e dos pigmentos. Esta função mantém a peça mais próxima do formato original, estende a vida útil do tecido e facilita o processo de passar roupas.

O PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Existem diferentes processos de fabricação de amaciantes. O mais tradicional envolve aquecimento, porém hoje há alternativas de processos realizados a temperatura ambiente. 

Normalmente, a formulação do amaciante é realizada a partir dos ingredientes individuais, no entanto, o mercado oferece uma facilidade através de um produto conhecido como pasta base para amaciante, a qual nada mais é que uma mistura dos principais componentes de um amaciante a ser dispersa em água, juntamente com corante, fragrância e conservante. 

Através da busca constante por inovação, o segmento Cuidados do Lar da Alpha Química apresenta uma nova geração de componente base para a fabricação de amaciantes têxteis de uso doméstico. Uma alternativa diferente das convencionais bases, focada em facilitar e otimizar o processo produtivo.

O AlphaSOFT AF MAX é um composto de ingredientes catiônicos em alta concentração que resulta em uma pasta fluida de dispersão extremamente fácil em água fria. A alternativa proporciona aos fabricantes de amaciante a otimização do processo de produção, uma vez que com o AlphaSOFT AF MAX a quantidade de base necessária é menor, além de reduzir drasticamente o tempo de formulação e o consumo energético. Sobretudo, o resultado é um amaciante de alto desempenho – comprovado através de testes de performance comparando amaciante produzido com o AlphaSOFT AF MAX com amaciantes tradicionais do mercado.

Escrito por Eng. Quím. Vinícius Hoffmann, Analista de Produto.