A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas de lipossomas, que compreendem entre 100 e 500 nanômetros, contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos do produto.

Os lipossomas – que são vesículas constituídas de uma ou mais bicamadas fosfolipídicas orientadas concentricamente em torno de um compartimento aquoso – servem como carreadores de ativos. Eles aumentam a incorporação de substâncias ativas às células, além de controlar a sua liberação. As interações entre os lipossomas com células epiteliais, podem se dar por: transferência, endocitose, fusão e absorção. 

Vantagens da nanotecnologia em formulações cosméticas:

  • Transporte de substâncias hidro e lipossolúveis;
  • Alta afinidade pelas membranas biológicas – por serem semelhantes à estrutura das membranas celulares, são capazes de interagir profundamente com as células do organismo;
  • Proteção do ativo cosmético – melhora a estabilidade e o prazo de validade;
  • Possibilidade de prolongar a liberação do ativo na pele – diminui a irritação do tecido devido à liberação mais lenta do ativo;

Vitaminas e outros compostos instáveis também podem ser suspensos em nanoemulsões, mantendo a integridade estrutural dos princípios ativos e liberando-os apenas quando em contato com o tecido-alvo.

Conheça a linha de ativos Nanovec, voltada para soluções capilares, faciais e corporais, que tem como grande diferencial a tecnologia CEM – microssistema catiônico único de encapsulamento.

Escrito por Luciana Galves Milani, Farmacêutica pós-graduada em Cosmetologia e Estética Avançada. Integrante da equipe de Cuidados Pessoais.